Putin defende legitimidade de referendo crimeano em conversa com Ban Ki-moon

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2014 13h43

Moscou, 14 mar (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu nesta sexta-feira ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a legitimidade do referendo de anexação à Rússia, que acontece no próximo domingo na República Autônoma da Crimeia.

Em uma conversa telefônica com Ban, “Putin ressaltou que a decisão sobre a realização (da consulta) corresponde às normas do Direito internacional e aos Estatutos da ONU”, informou hoje a assessoria de imprensa do Kremlin em comunicado.

O presidente russo já havia mantido a mesma postura em outras conversas telefônicas com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

Paralelamente, a Chancelaria russa criticou hoje a resolução aprovada ontem pelo Parlamento Europeu sobre a situação na Ucrânia, na qual a Eurocâmara rejeitou o argumento russo de que a intervenção na Crimeia é para defender os russos étnicos.

Os eurodeputados, que denunciaram a atitude do Kremlin em um debate nesta quarta-feira que tinha o título de “A invasão russa da Ucrânia”, rejeitaram na resolução o objetivo da Rússia de proteger a população de fala russa da Crimeia, pois consideraram que “carece de qualquer fundamento”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.