Putin diz que não pretende recriar União Soviética com política na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 24/05/2014 12h34
  • BlueSky

São Petersburgo (Rússia), 24 mai (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sábado que não tem intenção de recriar a antiga União Soviética ou o império russo com sua política na Ucrânia, como argumenta o Ocidente.

Segundo Putin, essa “informação não corresponde com a realidade e faz parte de um instrumento de guerra de informação”. O presidente afirmou que “jamais passou por sua cabeça” anexar a Crimeia à Rússia.

“Não tinha planos de fazer isso”, garantiu Putin em entrevista aos diretores de doze agências internacionais, entre elas a Agência Efe.

Putin lamentou que alguns meios de comunicação tentem vender esta ideia, de que a Rússia “quer recompor o império, a União Soviética e submeter todos a sua influência”.

O presidente russo frisou que nos próximos dias será assinado um acordo sobre a criação da União Econômica Euroasiática, a etapa posterior à integração da Rússia, Belarus e Cazaquistão como União Aduaneira.

“Deem uma olhada objetiva e profissional nesse documento. O que tem de recriação de um império? Nada, zero. Só inclui aspectos relacionados com a união de nossos esforços no âmbito econômico”, disse Putin.

O líder do Kremlin explicou que “os processos integradores no espaço pós-soviético não pretendem recriar a União Soviética ou outro império, mas aproveitar todas as vantagens competitivas que nossos estados independentes possuem”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.