Putin diz que trégua de sete dias no leste da Ucrânia é insuficiente

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2014 14h00
  • BlueSky

Viena, 24 jun (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira em Viena que uma trégua de sete dias declarada no leste da Ucrânia não é suficiente para solucionar o conflito e que são necessárias conversas políticas substanciais.

“Um cessar-fogo de sete dias não é suficiente. Necessitamos de negociações reais, acompanhadas de conversas diplomáticas. Se em sete dias queremos realizar um desarmamento, mas sem negociações substanciais, então estamos condenados ao fracasso”, afirmou o presidente russo.

“Não foram tomadas medidas suficientes para buscar uma saída definitiva para esta crise. É preciso estender a trégua e acompanhá-la de conversas substanciais”, acrescentou Putin, segundo a tradução do russo para o alemão, oferecida em entrevista coletiva junta ao presidente austríaco, Heinz Fischer.

O líder russo destacou, além disso, que ontem ocorreram os primeiros contatos concretos entre Kiev e as milícias separatistas pró-russas das regiões de Lugansk e Donetsk, no leste da Ucrânia.

“É muito importante que o diálogo tenha começado”, reconheceu o presidente russo, que realiza hoje uma visita de trabalho à Áustria, onde foi recebido pela cúpula do Estado e governo local.

No leste da Ucrânia rege um cessar-fogo até a próxima sexta-feira, declarado pelo governo de Kiev, mas que, no entanto, é muito frágil, apesar dos rebeldes pró-russos terem prometido cumprir com o mesmo.

Mas hoje mesmo, um helicóptero militar ucraniano com nove militares a bordo foi derrubado por insurgentes pró-russos perto da cidade de Slaviansk, o principal reduto das milícias separatistas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.