Putin e Hollande se reúnem em Moscou
Moscou, 6 dez (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu neste sábado o francês, François Hollande, para uma curta e inesperada reunião que começou no aeroporto Vnúkovo-2 de Moscou, aproveitando a escala de Hollande em Moscou ao retornar do Cazaquistão.
O chefe de Estado francês disse ontem em Astana que, em vez de aumentar a tensão atual em torno da Ucrânia, os líderes europeus deveriam fazer um esforço para promover o processo de paz.
“A tensão e a pressão que existem neste momento não podem de modo nenhum contribuir para resolver os problemas. Nós, junto de Putin, (do líder ucraniano, Petro) Poroshenko e (da chanceler alemã, Angela) Merkel, devemos começar a diminuir a tensão”, ressaltou Hollande.
Horas antes de chegar a Moscou, o líder francês teve uma conversa telefônica com o presidente ucraniano, em que abordaram a situação humanitária no leste da Ucrânia, imersa em combates entre o exército e os separatistas pró-Rússia.
O encontro entre Putin e Hollande acontece em meio ao isolamento internacional da Rússia pelas sanções ocidentais impostas por seu envolvimento no conflito armado no leste da Ucrânia, o que é categoricamente negado pelo governo russo.
As relações entre França e Rússia pioraram também pela recente decisão da França de congelar a entrega de dois navios de guerra da classe Mistral à Rússia por causa da crise ucraniana. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.