Putin e Merkel discutem vias para normalizar a situação na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2014 17h43
  • BlueSky

Moscou, 5 mar (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, conversaram nesta quarta-feira por telefone sobre a crise política na Ucrânia e as possibilidades da comunidade internacional para ajudar a normalizar a situação, informou o Kremlin.

Merkel e Putin “trocaram opiniões sobre uma série de aspectos da aguda crise na Ucrânia e discutiram possíveis variantes de contribuição internacional para normalizar a situação sociopolítica nesse país”, declarou a presidência russa em um breve comunicado em seu site.

A conversa telefônica, que aconteceu por iniciativa de Merkel, é mais um dos contatos entre dirigentes ocidentais e o Kremlin pela crise na Ucrânia, para onde a Rússia envia seus militares para apoiar à população de origem russa da península da Crimeia, que se nega a reconhecer as novas autoridades pró-europeias de Kiev.

Hoje, o secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu em Paris com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, a quem pediu conversas diretas entre Moscou e Kiev sobre a situação na Ucrânia.

Kerry tinha declarado previamente que a Rússia tem obrigação de respeitar a soberania da Ucrânia e de evitar que se prejudiquem seus direitos.

Também disse que o memorando de Budapeste de 1994, pelo qual a Ucrânia entregou seu arsenal nuclear em troca da garantia de sua independência e integridade territorial, indica que os signatários, entre eles a Rússia, têm a “obrigação de abster-se da ameaça do uso da força contra a integridade territorial e a independência política da Ucrânia”.

Na véspera, Lavrov se reuniu em Madri com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, para tratar a situação na Ucrânia, e nesta manhã manteve um encontro com o titular das Relações Exteriores espanhol, José Manuel García-Margallo. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.