Putin e Obama conversam sobre plano de paz de presidente da Ucrânia
Moscou, 23 jun (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o americano, Barack Obama, discutiram nesta segunda-feira durante um telefonema o plano de paz proposto pelo líder ucraniano, Petro Poroshenko, para acabar com o conflito armado no leste da Ucrânia.
“(Eles) abordaram detalhadamente diferentes aspectos da aguda crise política na Ucrânia, as perspectivas de regular a situação, inclusive a realização do plano de paz proposto pelo presidente Petro Poroshenko”, informou o serviço de imprensa do Kremlin.
A nota acrescentou que “Putin ressaltou que para normalizar a situação nas regiões pró-russas (da Ucrânia) a prioridade seria a cessação verdadeira das ações militares e o início de negociações diretas das partes em conflito”.
“A importância da resolução sem demora das questões humanitárias, incluída a ajuda à população afetada foi destacada” na conversa, segundo o comunicado.
Na sexta-feira Poroshenko ordenou um cessar-fogo unilateral de sete dias nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, onde os combates entre as tropas de Kiev e os rebeldes pró-russos já causaram centenas de mortes.
Esta medida foi apresentada pelo presidente ucraniano como o primeiro passo de um plano de paz que contém 15 pontos e inclui, além disso, a aprovação de uma anistia para os rebeldes que não tenham cometido crimes violentos, o desarmamento das milícias e a criação de corredores seguros para que os combatentes estrangeiros possam deixar o território da Ucrânia.
O cessar-fogo unilateral inicialmente foi rejeitado pelos insurgentes, que exigiam a retirada de todas as tropas ucranianas de Donetsk e Lugansk. Porém, mais tarde, os pró-russos mostraram disposição de aceitar o cessar-fogo se Kiev cessar as ações militares. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.