Putin ordena construção de base aérea em Belarus
Moscou, 19 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou neste sábado a assinatura de um acordo com Belarus para a construção de uma base aérea no país vizinho, com o objetivo de defender ambos os territórios na fronteira com a Otan.
Putin, que participou de uma reunião ontem em Sochi com o presidente bielorrusso, Aleksandr Lukashenko, ordenou aos ministros das Relações Exteriores e de Defesa que abram negociações para a assinatura do acordo com Minsk.
A base russa será construída na cidade de Bobruisk, que fica a 150 quilômetros da capital de Belarus, país que faz divisa com três Estados-membros da Otan: Polônia, Letônia e Lituânia.
“O objetivo é garantir a defesa conjunta das fronteiras externas da União Estatal integrada por Rússia e Belarus”, afirmou o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.
Recentemente, o general Victor Bondarev, comandante-em-chefe das Forças Aéreas da Rússia, antecipou que a base será aberta em 2016 e receberá caças Su-27.
Bondarev disse que engenheiros russos serão encarregados de reconstruir o aeroporto militar de Bobruisk e que outro esquadrão de caças russos pode ter como base o aeroporto de Baranovichi.
Por outro lado, Tatiana Korotkevich, candidata nas eleições presidenciais bielorrussas do dia 11 de outubro, afirmou à Agência Efe que se opõe à instalação de bases estrangeiras no país.
Rússia e Belarus acertaram em fevereiro de 2009 a criação de um sistema conjunto de defesa antiaérea, que deve incluir unidades de aviação de guerra, foguetes interceptadores, cindo estações de rádio, baterias antiaéreas e uma base de combate radioeletrônica.
Belarus, país que também faz fronteira com a Ucrânia, nunca reconheceu a anexação russa da península da Crimeia, defendendo a integridade territorial ucraniana desde o início do conflito com os rebeldes pró-Rússia no leste do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.