Putin ordena que ponte que unirá Rússia à Crimeia esteja pronta em 2018
Moscou, 20 ago (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta sexta-feira que a ponte que deverá ligar a Rússia com a península da Crimeia esteja pronta para 2018, apesar da profunda recessão que afeta a economia russa.
“Tenho grandes esperanças que os prazos de construção serão respeitados. Este estratégico projeto deve estar terminado até o final de 2018”, disse Putin à imprensa.
Putin, que visitou durante os últimos dias a península anexada pela Rússia em março de 2014, destacou que os portos crimeanos não operarão em sua máxima capacidade até existir comunicação por terra entre os dois territórios.
A ponte através do estreito de Kerch deveria ser construída por russos e ucranianos, parte de um projeto conjunto estipulado em novembro de 2010, mas a derrubada do presidente Viktor Yanukovich em fevereiro de 2014 e a anexação da Crimeia no mês seguinte acabou com esses planos.
A Rússia decidiu assumir o projeto, a cargo da companhia Stroigazmontazh, do oligarca russo Arkadi Rottenberg, e com um custo previsto de 250 bilhões de rublos (US$ 3,5 bilhões).
Rottenberg, amigo de Putin e dono de uma das maiores construtoras do país, reconheceu que as sanções econômicas ocidentais impostas à Rússia por seu papel na crise da Ucrânia obrigarão a renunciar a materiais de construção de países como Noruega e Holanda.
Agora, para viajar para Crimeia os russos devem pegar um avião ou navio.
O estreito de Kerch, conhecido como a porta para o mar de Azov, tem 41 quilômetros de comprimento, largura mínima de 4,5 quilômetros e máxima de 15 km. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.