Putin pede fim do conflito no leste da Ucrânia

  • Por Jovem Pan com Reuters
  • 02/02/2015 17h52

O presidente russo, Vladimir Putin, está “extremamente preocupado” com a situação no leste da Ucrânia e fez um apelo aos lados rivais para encerrar o conflito, disse o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov nesta segunda-feira, segundo a agência de notícias Tass. Rebeldes pró-russos atingiram posições das forças de Kiev no leste ucraniano com foguetes nesta segunda, mantendo uma cidade ferroviária estratégica, num momento em que ambos os lados avançam com a mobilização de mais forças para o combate.

Disparos de artilharia contra a cidade ucraniana de Donetsk mataram ao menos um civil nesta segunda-feira, enquanto as Forças Armadas de Kiev disseram que mais cinco soldados morreram em confrontos com separatistas do leste nas últimas 24 horas.

Autoridades municipais em Donetsk disseram que 15 civis foram mortos em bombardeios durante o fim de semana em áreas residenciais da cidade, que é controlada pelos separatistas.

A nordeste de Donetsk, os rebeldes apoiados pela Rússia mantiveram os ataques para expulsar forças do governo da pequena cidade de Debaltseve, um centro ferroviário estratégico, em combates que se tornaram mais intensos desde o colapso das negociações de paz, no sábado.

De acordo com os militares de Kiev, as forças separatistas lançaram mais de 100 disparos de artilharia, foguetes e tanques contra posições ucranianas e áreas residenciais nas últimas 24 horas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.