Putin pede que partes envolvidas no conflito da Ucrânia negociem diretamente

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2014 11h20

Moscou, 18 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu nesta sexta-feira as partes envolvidas no conflito na Ucrânia que interrompam as hostilidades e se sentem para negociar diretamente.

“Partimos de que na terra da Ucrânia, o mais rápido possível, deve se restabelecer a paz, e deve começar o mais rápido possível contatos diretos entre todas as partes enfrentadas”, disse Putin em um encontro com o patriarca ortodoxo Cirilo em um mosteiro próximo a Moscou.

Segundo as agências russas, o chefe do Kremlin acrescentou que está em contato permanente com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

“Espero que ele (Poroshenko) consiga oferecer a todo o povo ucraniano, a todas as pessoas, independentemente de onde vivam, um modo de garantir os direitos legítimos e os interesses que levem à paz definitiva, completa e sem demoras”, afirmou.

Horas antes, Putin disse que a catástrofe do avião malaio que caiu ontem no leste da Ucrânia, supostamente derrubado por um míssil, requer uma investigação “escrupulosa e objetiva”.

Putin afirmou que o acidente demonstra a necessidade de se chegar o mais rápido possível a um fim pacífico do conflito no leste da Ucrânia.

Segundo os serviços de inteligência dos Estados Unidos, o avião da companhia Malaysia Airlines foi derrubado por um míssil terra ar, embora ainda não se saiba quem o disparou.

Tanto as autoridades de Kiev como os rebeldes pró-Russos se acusam mutuamente pela derrubada da aeronave.

A companhia aérea informou que 298 pessoas estavam no avião, 283 passageiros e 15 tripulantes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.