Putin recebe enviado da Coreia do Norte com mensagem de Kim Jong-un

  • Por Agencia EFE
  • 18/11/2014 17h00

Moscou, 18 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu nesta terça-feira o enviado especial da Coreia do Norte, Choe ryong-hae, considerado o “número três” do regime de Pyongyang, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Choe entregou ao chefe do Kremlin uma mensagem do líder norte-coreano, Kim Jong-un, segundo o porta-voz.

A visita do enviado especial à Rússia, que começou ontem e se prolongará durante oito dias, está rodeada de sigilo.

Nesta tarde, um membro da delegação norte-coreana, Kim Chon-gu, disse que as relações de Rússia e Coreia do Norte entraram em uma “nova etapa”.

“A visita do emissário de nosso marechal (Kim Jong-un) demonstra claramente que nosso marechal presta grande atenção às relações entre nossos países”, declarou a fonte, citada pela agência “RIA Novosti”.

O funcionário detalhou que a delegação de seu país já se reuniu ontem com a chancelaria russa para abordar questões de cooperação nos âmbitos de cultura, diplomacia e economia.

A fonte acrescentou que seu país está interessado particularmente na experiência russa em matéria de energia e indústria mineradora, “dado que no desenvolvimento de nossa economia a energia desempenha um grande papel”.

O “número três” do regime comunista da Coreia do Norte chegou ontem à Rússia e permanecerá no país até o dia 24.

Segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores russo, citadas pela agência “Interfax”, ambas partes abordarão entre outros temas a desnuclearização da península coreana.

A fonte acrescentou que precisamente dessa questão depende a possibilidade de aliviar as sanções internacionais impostas contra Pyongyang por seus testes nucleares e de mísseis, “que limitam de forma considerável” as relações entre Rússia e Coreia do Norte.

Choe deve abordar com as autoridades em Moscou assuntos de cooperação econômica depois que ambos países estreitaram seus laços com vários projetos em comum, entre eles a reconstrução de uma ferrovia na Coreia do Norte com investimento russo.

A expectativa é que o enviado norte-coreano visite as cidades de Vladivostok e Khabarovsk, próximas à fronteira com Coreia do Norte e consideradas importantes centros econômicos e logísticos para uma futura cooperação bilateral. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.