Putin recebe vários pedidos para intervir no leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 14/04/2014 12h04
  • BlueSky

Moscou, 14 abr (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está recebendo várias pedidos das regiões do leste da Ucrânia para que intervenha “de uma forma ou de outra”, anunciou nesta segunda-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

“Chegam muitos pedidos das regiões do leste da Ucrânia encaminhados pessoalmente a Putin com a solicitação de que ajude de uma ou outra forma, que intervenha de alguma forma”, disse Peskov às agências russas.

O porta-voz acrescentou que “o presidente da Rússia observa a evolução dos eventos nestas regiões com uma grande preocupação”.

A Rússia, que conta com várias dezenas de milhares de soldados na fronteira com a Ucrânia, segundo a Otan, assegura que não planeja invadir o país vizinho, a quem acusa de discriminar a população russa.

O Kremlin propôs ao governo de Kiev aprovar uma nova Constituição para transformar a Ucrânia em uma federação, conceder à língua russa o status de oficial e reconher a Crimeia como parte do território russo.

O presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, denunciou hoje que nas regiões orientais da Ucrânia se repete o mesmo cenário que ocorreu na península da Crimeia, anexada por Moscou em 21 de março após fazer parte da Ucrânia desde 1954.

“A Rússia está enviando ao leste de nosso país forças especiais que tomam pelas armas os edifícios da administração e, com seus atos, ameaçam a vida de centenas de milhares de pessoas”, criticou.

Ao mesmo tempo, assegurou que, ao contrário da Crimeia, no leste e sul do país “a maioria da população não quer apoiar os separatistas”.

Turchinov fez as afirmações durante uma conversa telefônica com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a quem propôs lançar uma operação antiterrorista conjunta no leste da Ucrânia para estabilizar a situação. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.