Pyongyang levanta suspeitas por uso de material importado em estação de esqui

  • Por Agencia EFE
  • 03/01/2014 04h19

A Coreia do Norte está utilizando equipamentos de fabricação estrangeira em sua nova estação de esqui, de acordo com algumas imagens divulgadas pela agência estatal “KCNA”, o que demonstra que o país poderia ter burlado as sanções comerciais impostas pela ONU.

As imagens divulgadas pela “KCNA” mostram um snowmobile do modelo “Ski-Doo”, fabricado pela empresa canadense BRP, um produto de luxo cuja venda para a Coreia do Norte está proibida, em tese, pela resolução ditada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas contra o país em março do ano passado.

O site “NK News”, especializado na Coreia do Norte e que repercutiu nesta sexta-feira este fato, também detectou nas fotografias da agência norte-coreana que os canhões de neve foram fabricados pela empresa sueca Areco e que as máquinas limpadoras de neve eram de marcas alemãs e italianas.

O Conselho de Segurança da ONU endureceu as sanções sobre a Coreia do Norte, que incluíram a proibição internacional da venda de produtos de luxo para o regime de Kim Jong-un, depois que o país realizou seu terceiro teste nuclear em fevereiro de 2013.

Pyongyang anunciou a inauguração de seu novo resort de esqui no dia 1º de janeiro. A estação conta com 10 pistas, segundo a “KCNA”, e seus equipamentos correspondentes, além de outras instalações como lojas e restaurantes.

A primeira estação de esqui norte-coreana é considerada como um projeto pessoal de Kim Jong-un, que tem aproximadamente 30 anos de idade e estudou durante vários anos na Suíça. Alguns especialistas consideram o atual líder norte-coreano como um amante do esporte invernal.

O governo da Coreia do Norte considera o turismo como uma grande fonte de receitas, segundo analistas, e por isso pretende elevar o número de visitantes com o novo complexo esportivo durante o longo inverno do país.

A estação de esqui também recebeu críticas daqueles que consideram que o regime gastou muito dinheiro em um projeto supérfluo, um valor que poderia ter sido investido no combate às frequentes crises de fome sofridas pela população, especialmente no meio rural. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.