Quarto suspeito de colaborar nos atentados de Copenhague é detido

  • Por Agencia EFE
  • 19/03/2015 09h50

Copenhague, 19 mar (EFE).- A polícia dinamarquesa deteve nesta quinta-feira um quarto indivíduo suspeito de colaborar nos atentados ocorridos há um mês em Copenhague, quando três pessoas morreram, inclusive o próprio executor.

O jovem, que ficará amanhã à disposição da Justiça, foi detido durante as batidas policiais realizadas nas últimas horas em cinco locais da capital dinamarquesa e seus arredores.

As batidas não estão relacionadas com a operação realizada há dois dias em vários pontos de Copenhague e que acabou sem nenhuma detenção, esclareceu em comunicado o inspetor chefe Jørgen Skov.

A Procuradoria solicitou que a audiência de amanhã seja realizada a portas fechadas e que seja protegido o anonimato do suspeito, seguindo o mesmo procedimento usado nos casos anteriores.

Dois jovens permanecem em prisão preventiva há um mês por supostamente terem ajudado o atirador a se desfazer de uma arma e dar cobertura, enquanto outro suspeito, que segundo meios de comunicação dinamarqueses, é o irmão mais novo do executor do crime e está na prisão há duas semanas.

Omar Abdel Hamid el Hussein, um jovem de 22 anos nascido na Dinamarca e de origem palestina, abriu fogo em 14 de fevereiro contra um centro cultural no qual era realizavado um debate sobre blasfêmia e liberdade de expressão.

Um cineasta dinamarquês de 55 anos faleceu pelos disparos contra o local, onde estava o artista sueco Lars Vilks, ameaçado por fundamentalistas islâmicos e suposto alvo.

Após fugir da zona, el Hussein, que feriu seis agentes nos dois ataques, matou horas depois um judeu dinamarquês que fazia segurança da principal sinagoga da cidade.

Durante a madrugada, o jovem foi morto pela polícia na zona norte da capital dinamarquesa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.