Quase 30 mil pessoas são evacuadas por causa de incêndio em fábrica na China
Pequim, 9 abr (EFE).- Uma explosão seguida de um incêndio que já dura três dias em uma fábrica de produtos químicos no leste da China obrigou as autoridades a evacuarem quase 30 mil pessoas de localidades próximas ao acidente, que deixou seis feridos.
O fogo, no entanto, já está sob controle, informaram as autoridades nesta quinta-feira. Além da evacuação de parte dos moradores da região, o governo da província de Fujian precisou decretar na última terça-feira um alerta químico devido aos riscos de vazamento de substâncias tóxicas.
As chamas que destruíram a unidade da Dragon Aromatics na cidade de Zhangzhou tinham sido controladas logo após a emissão do alerta. No entanto, o fogo conseguiu atingir ontem dois depósitos, provocando novos focos de incêndio.
As instalações são propriedade do grupo petroquímico Xianglu, grande produtor de para-xileno.
A substância – usada na fabricação de roupas de poliéster e garrafas plásticas – é perigosa em caso de inalação ou se absorvida pela pele, causando danos em órgãos e no sistema nervoso.
Além dos bombeiros, o governo de Fujiam enviou mais de 650 toneladas de espuma ao local do acidente para ajudar no trabalho de controle do fogo, indicou a agência estatal “Xinhua”.
Até o momento, não foram registrados níveis anormais de poluição do ar ou da água por causa do incêndio. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.