Quase 3/4 dos colombianos são contra adoção por casais gays

  • Por Agencia EFE
  • 03/05/2015 18h15

Bogotá, 3 mai (EFE).- Uma pesquisa divulgada neste domingo revelou que 73% dos colombianos considera que os casais do mesmo sexo não deveriam poder adotar filhos, possibilidade que atualmente é estudada pela Corte Constitucional da Colômbia.

Somente 24% dos entrevistados é a favor da adoção, e 3% não tem opinião formada ou não quis responder.

A Corte Constitucional negou o pedido feito em 18 de fevereiro de adoção por casais do mesmo sexo, apesar de manter essa opção quando a criança for filha biológica de um dos dois.

Essa decisão seguiu a linha de uma resolução do Constitucional em agosto de 2014, quando foi aprovada a adoção de uma menina por uma mulher que é casada com sua mãe biológica.

Além disso, já deu sinal verde para a adoção por homossexuais, mas individualmente.

Após estes antecedentes, o alto tribunal estuda há meses a conferência sobre a adoção por casais do mesmo sexo, questão que registrou um novo empate em 7 de abril, quando foi discutida uma segunda ação, que se baseou no direito das crianças de ter uma família.

As normas internas da Corte estabelecem que caso na próxima reunião haja outro empate se recorrerá ao voto de Jaime Córdoba, um dos 18 juízes associados escolhidos ao acaso.

A primeira votação que negou este tipo de adoção se baseava em um processo que defendia direito dos casais homossexuais de adotar crianças.

A Ipsos entrevistou 1.335 pessoas com mais de 18 anos em todo o país, de todos os níveis socioeconômicos que, através de entrevistas presenciais e telefônicas, configuram uma amostra representativa de 67% da população urbana adulta, com uma margem de erro de 2,7%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.