Quatro agentes de segurança iranianos morrem em confrontos no sudeste
Teerã, 9 out (EFE).- Quatro integrantes das Forças de Segurança iranianas morreram nesta quinta-feira em confrontos com grupos armados na cidade de Saravan, na província sudeste de Sistãn-Baluchistão, perto da fronteira com o Paquistão.
Um oficial morreu e outros três ficaram feridos devido a “um explosivo instalado em um carro” em um posto na fronteira de Saravan, informou o deputado Hedayatolah Mormoradi à agência “Fars”, próxima aos Guardiões da Revolução.
Segundo informou o parlamentar, os agentes encontraram um veículo na cidade “que pertencia a bandidos. O transferiram ao posto fronteiriço e a bomba explodiu sobre pela manhã”.
Em outro incidente registrado na noite de quarta-feira, três policiais iranianos morreram em confrontos armados em Saraván.
“Bandidos armados ligaram para o número da polícia e enviaram os agentes para um lugar premeditado, onde armaram uma emboscada e os mataram”, explicou o comandante da polícia de Sistão-Baluchistão, general de brigada Hossein Rahimi, à agência estatal “Irna”.
O grupo armado iraniano sunita Jaish al Adl (Exército da Justiça) reivindicou nesta quinta-feira o ataque em comunicado enviado à site “Edalat News”.
“A organização Jaish al Adl informa ao público que os lutadores de Baluchistão atacaram a base de Aspich em Saravan, localizada a dez quilômetros da cidade, e mataram dois integrantes e um recruta”, assinala a nota.
A província de Sistão-Baluchistão, que faz fronteira com Afeganistão e Paquistão, sofre frequentemente com violentos conflitos com grupos armados que operam na zona, muitos deles traficantes de droga.
O Irã protestou contra o Paquistão em diversas ocasiões por não fortalecer a segurança na região e tolerar a infiltração dos grupos armados em seu território. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.