Quatro em cada 10 crianças com microcefalia têm lesão ocular

  • Por Jovem Pan
  • 13/01/2016 13h10
Wikimedia Commons Tomografia da cabeça. Esquerda: normal. Direita: microcefalia

Estudo sobre a microcefalia ainda não está completo, mas já conclui que 40% dos bebês que nasceram com suspeita de doença relacionada ao zika vírus também tiveram má formação nos olhos.

O parecer é da Fundação pernambucana Altino Ventura, que vem realizando mutirões de atendimento no Recife, estado que lidera o ranking de notificações. A última força-tarefa foi nesta segunda-feira. Desde dezembro, foram atendidos 79 recém-nascidos.

O desafio agora é entender o quanto essas lesões prejudicam de fato a visão das crianças e como o zika atua no globo ocular, explica a coordenadora do estudo. (Ouça detalhes no áudio acima).

-E as duas alterações mais comuns, segundo os pesquisadores, é a atrofia da retina, que parece uma espécie de cicatriz, e a alteração pigmentar, que são manchas na retina.

A oftamologista Camila Ventura explica que o nosso olho, desde que nascemos, se desenvolve graças à estimulos do mundo, olhar objetos, o rosto dos país, brinquedos coloridos.

No caso das crianças com suspeita de zika, esse trabalho precisa ser muito intenso para que a visão se desenvolva o máximo possível.

A Fundação Altino Ventura entregou ao Ministério da Saúde na sexta passada um relatório sobre as últimas descobertas sobre a relação entre zika vírus e problemas oculares.

A ideia é que o Governo possa se preparar, inclusive com infraestrura, para receber a nova geração de bebês que nascerão com microcefalia e, consequentemente, dificuldade para enxergar.

Procurado, O Ministério Público diz que ainda está analisando o documento.

Por Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.