Quatro milicianos do Hamas morrem ao tentar entrar em Israel por Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2014 15h34
  • BlueSky

Jerusalém, 8 jul (EFE).- Pelo menos quatro membros das Brigadas Azedim Qassam, braço armado do movimento islamita Hamas, morreram nesta terça-feira ao tentarem entrar em Israel a partir de Gaza, informou o exército israelense.

Peter Lerner, porta-voz militar para a imprensa estrangeira, afirmou que um soldado israelense ficou levemente ferido ao tentar impedir a entrada dos milicianos. O enfrentamento ocorreu perto de uma base militar próxima ao Kibutz de Zikim, no litoral mediterrâneo.

“Vários terroristas, armados com fuzis de assalto e granadas, chegaram da costa e foram rechaçados por forças de infantaria apoiadas pela marinha. O exército segue rastreando a zona”, afirmou.

Em um comunicado enviado para a imprensa, as brigadas disseram que um comando composto por três homens se envolveu em um combate com soldados israelenses perto de Zikim, ao sul da cidade portuária de Ashkelon, mas não citou vítimas fatais.

Segundo o jornal israelense “Haaretz”, os milicianos tentaram penetrar em Israel por mar e foram repelidos por membros da força de elite Givati, informação que Lerner não confirmou.

Israel iniciou hoje uma ofensiva militar contra o Hamas em Gaza após uma intensificação do lançamento de foguetes da região, controlada pelo movimento islamita desde 2007 e onde também atuam outras milícias armadas palestinas, como a Jihad Islâmica.

De acordo com os números fornecidos por Peter Lerner, o exército israelense lançou 146 ataques, 98 dos quais contra zonas que abrigam plataformas de lançamento de foguetes do movimento islamita.

Além disso, o sistema antimísseis “Domo de Ferro” interceptou 23 dos cerca de cem foguetes lançados de Gaza, alguns perto da cidade de Tel Aviv.

Nas últimas horas, os bombardeios israelenses deixaram quinze palestinos mortos, nove civis -três deles crianças- e seis milicianos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.