Queda de tenda montada sem licença na Esplanada dos Ministérios fere ao menos 20

  • Por Agência Brasil
  • 14/02/2014 15h01

A queda de uma tenda montada para um simpósio sobre cultura popular, ontem (13) à noite, deixou ao menos 20 pessoas feridas. Parte da estrutura metálica coberta montada ao lado do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, área central de Brasília, cedeu durante a forte chuva que atingiu a capital federal a partir do final da tarde dessa quinta-feira.

A assessoria da Administração de Brasília, responsável por autorizar eventos na capital federal, informou não ter concedido a licença necessária. De acordo com o órgão, os responsáveis pelo 1º Simpósio Nacional do Movimento Junino sequer procuraram as autoridades para apresentar a documentação necessária, como laudos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar.

Procurada para responder se haverá alguma punição administrativa à Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), entidade que organizou o simpósio, a Agência de Fiscalização de Brasília (Agefis) ainda não se pronunciou. A entidade também não explicou porque os organizadores conseguiram montar tenda desse porte de forma ilegal na Esplanada dos Ministérios.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, ainda será necessário aguardar pela conclusão da perícia para saber o que causou o acidente. A previsão é que os laudos periciais sejam apresentados entre 15 e 20 dias.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, 12 dos feridos foram encaminhados para o Hospital de Base e oito para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Em todos os casos, as pessoas apresentavam escoriações leves, foram examinadas e receberam alta em seguida.

A programação do simpósio, que tem apoio do governo do Distrito Federal, previa a apresentação de palestras, debates, oficinas de formação, exibições artísticas e exposições. Os organizadores esperavam a presença de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal para discutir propostas de políticas públicas que fortaleçam o movimento junino em todo o país.

O evento, que começou quarta-feira (12), terminaria hoje (14). Segundo o jornal Correio Braziliense, publicado no Distrito Federal, ao menos 400 pessoas estava no local no momento em que o forte vento rasgou a tenda e derrubou parte da estrutura metálica. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , o volume de chuva registrado ontem ficou entre “normal e forte”. Forte, segundo o meteorologista, foi o vento, que atingiu 36 quilômetros por hora.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.