Quênia fecha fronteiras a viajantes de países afetados pelo ebola
Nairóbi, 17 ago (EFE).- O Quênia fechará “temporariamente”, a partir da próxima terça-feira, a entrada ao país para viajantes de Guiné, Serra Leoa e Libéria, em uma tentativa de conter o vírus do ebola, que já matou mais de mil pessoas na África Ocidental, informou o Ministério da Saúde do país.
“A suspensão excluirá os profissionais da saúde que apoiam os esforços para conter o surto e os cidadãos quenianos que voltem para casa desde esses três países”, explicou o ministro da Saúde queniano, James Macharia, em comunicado divulgado na noite de sábado.
No entanto, ele disse que “estes passageiros se submeterão a um controle exaustivo e serão postos em quarenta se for necessário”.
A medida será aplicada em todos os portos de entrada ao Quênia e afetará os passageiros que viajem desde e por meio destes três países africanos.
No entanto, os viajantes procedentes da Nigéria, país que já conta com quatro mortes por ebola, ficam excluídos desta medida.
Após a decisão do Ministério da Saúde, a maior companhia aérea queniana, a Kenia Airways, também anunciou que a partir da próxima terça-feira suspenderá seus voos para Serra Leoa e Libéria.
As autoridades quenianas asseguraram ter tomado esta decisão depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de ebola como uma “emergência pública sanitária” de alcance internacional e advertiu sobre a possibilidade de uma propagação internacional do vírus. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.