Quiroga pede para Brasil liderar pedido de observação eleitoral na Venezuela
Bogotá, 23 set (EFE).- O ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga (2001-2002) pediu nesta quarta-feira ao Brasil para liderar os pedidos para que a Venezuela aceite observadores internacionais nas eleições legislativas que serão realizadas em dezembro no país.
“O Brasil é o líder e deve tomar uma posição clara”, disse Quiroga à Agência Efe, depois de participar, em Bogotá, de um encontro com os ex-líderes da Colômbia Andrés Pastrana e César Gaviria, na apresentação de um documento assinado por 31 ex-presidentes da região ibero-americana.
“Se essa iniciativa surgir a partir de um país pequeno, não será levada a sério. Se surge do Brasil, toda a região vai acompanhá-lo. É por isso que estamos fazendo o pedido específico e pontual ao governo da presidente Dilma Rousseff”, acrescentou Quiroga.
No documento apresentado hoje em Bogotá, 31 ex-presidentes da região ibero-americana pedem que a Venezuela permita “a observação internacional imparcial e tecnicamente qualificada” no pleito legislativo do dia 6 de dezembro. Ficaram responsáveis pelos trabalhos a ONU, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a União Europeia (UE).
Além disso, eles alertam sobre o uso da Justiça para condenar líderes da oposição, como Leopoldo López, ou para persegui-los, como o prefeito Metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma, cuja filha, Antonietta Ledezma, participou da leitura da declaração.
“Se houver observação eleitoral confiável, no dia 6 de dezembro, com voto limpo, a Venezuela recupera a democracia, e López, Ledezma, e outros presos recuperam a liberdade”, indicou Quiroga. EFE
lb/lvl
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.