Radicais islâmicos ameaçam prosseguir suas conquistas no Iraque
Cairo, 11 jun (EFE).- A organização extremista Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL) ameaçou nesta quarta-feira prosseguir “suas conquistas” no Iraque, depois que tomou ontem o controle de Mossul, a segunda cidade do país, e avançou em outras áreas.
“Com a permissão de Deus, não cessaremos essa série de benditas conquistas até que Deus cumpra suas promessas ou nós morramos”, diz um comunicado do EIIL publicado divulgado em foros utilizados habitualmente pelos jihadistas.
O grupo extremista parabenizou o povo islâmico pela “extraordinária conquista que Deus tornou possível na bendita província de Ninawa”.
Destacou que a ocupação de Mossul e de Ninawa aconteceu “depois que os combatentes planejaram um plano exato para a conquista total da província e sua purificação dos apóstatas”.
Nesse sentido, a organização terrorista revelou que estudaram os “pontos fracos dos apóstatas” e entraram na urbe de várias direções”.
Os extremistas detalharam que capturaram todas as sedes militares, entre elas o quartel de Gazlani, e duas prisões, das quais libertaram milhares de “retidos”.
A captura sem precedentes de Mossul e Ninawa levou o governo a pedir ao parlamento que decrete o estado de emergência em todo o país, o que será decidido em reunião amanhã.
Após essas conquistas, os jihadistas se dirigiram à região de Salah ad-Din e a Kirkuk, onde também tomaram o controle de várias cidades nas últimas horas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.