Rainha da Espanha se reunirá com Ban e receberá medalha da ONU em Nova York

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2014 17h22

Madri, 29 mai (EFE).- A rainha Sofía da Espanha viajará na próxima semana a Nova York, onde se reunirá com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pronunciará um discurso perante a Junta Executiva da Unicef e receberá a medalha “Path to Peace”, que é concedida pela Santa Sé em reconhecimento ao seu compromisso com os mais necessitados.

Sua agenda nesta visita aos EUA, divulgada nesta quinta-feira pela Casa Real, o ponto culminante será a cerimônia de entrega da medalha “Path to Peace”, prêmio concedido anteriormente a personalidades como os ex-secretários da ONU Boutros Ghali e Kofi Annan, o ex-presidente polonês Lech Walesa e o falecido rei Balduíno da Bélgica.

A rainha Sofía pronunciará dois discursos nestes dois dias, na terça-feira na sessão anual da Unicef, na qual participará como convidada especial, e outro no dia seguinte para agradecer o prêmio, que será entregue na sede das Nações Unidas.

A reunião da Unicef, à qual assistirão os 36 membros da Junta Executiva, é realizada três vezes ao ano para supervisionar suas atividades e aprovar os programas e orçamentos da organização.

Depois deste ato, a rainha da Espanha se reunirá com o secretário-geral da ONU e oferecerá um almoço às mulheres embaixatrizes representantes permanentes perante as Nações Unidas na residência do embaixador espanhol perante o órgão, Fernando Arias.

Pela noite, a rainha irá ao Queen Sofía Spanish Institute para uma recepção oferecida pelo Liceu Barcelona Opera House US Foundation, entidade que trabalha como “ponte cultural” entre o Liceu e seus patrões americanos, a favor da cooperação artística.

Na quarta-feira, 4 de junho, a rainha se reunirá com o diretor-executivo da Unicef, Anthony Lake.

Posteriormente, a rainha participará de um ato de entrega da medalha “Path to Peace”, criada em 1991 pela missão da Santa Sé perante Nações Unidas e que no caso da rainha Sofía será um reconhecimento e agradecimento ao mesmo tempo de seu compromisso e dedicação ao cuidado dos mais necessitados.

As ex-presidentas das Filipinas, Corazón Aquino, e Nicarágua, Violeta Chamorro, e os ex-presidentes da Argentina, Carlos Menen, Venezuela, Rafael Caldeira e El Salvador, Elías Antonio Saca, também foram agraciados com este prêmios.

A última vez que a rainha Sofía realizou uma viagem oficial aos EUA foi em novembro, para entregar em Nova York a Medalha de Ouro do Instituto que leva seu nome ao ator espanhol Antonio Banderas e à ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton, por sua contribuição nas relações entre EUA e os países de língua espanhola. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.