Rainha da Espanha visita pavilhão de gastronomia espanhola em Expo Milão
Milão, 23 jul (EFE).- A rainha Letizia visitou nesta quinta-feira o pavilhão da Espanha na Expo de Milão, onde percorreu uma mostra sobre a gastronomia espanhola e assistiu a uma apresentação sobre o papel da ONU para acabar com a fome no mundo.
Em seu primeiro evento como embaixadora especial para a Nutrição da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), após ser nomeada em junho, a rainha da Espanha chegou ao pavilhão ao 12h30 (7h30 em Brasília) junto com a ministra de Agricultura, Isabel García Tejerina.
A rainha foi recebida pela curadora do pavilhão e presidente de Ação Cultural Espanhola, Teresa Lizaranzu, que destacou a intenção de levar à Expo “o melhor da gastronomia” espanhola.
Lizaranzu mostrou a Letizia os detalhes do pavilhão, que desde maio acumula um milhão de visitas, e os diferentes produtos e atividades apresentados de acordo com o desafio proposto pela Expo de alimentar o planeta.
Em seguida discursou a diretora do Escritório de Associações da FAO, Marcela Villarreal, que enfatizou a mensagem de que “é possível erradicar a fome no mundo”.
Para isso reivindicou o esforço dos países e destacou que esse objetivo implica em segurança alimentar, na sustentabilidade dos sistemas de alimentação, no aumento da receita dos pequenos produtores e o fim do atraso no crescimento das crianças com menos de dois anos e do desperdício de alimentos.
No final dessa apresentação a rainha, acompanhada pelo embaixador da Espanha na Itália, Francisco Javier Elorza visitou o interior do pavilhão e a exposição “A linguagem do sabor”.
O percurso começa com uma mala que se abre e revela ser o diário de um cozinheiro, e vai mostrando o caminho dos alimentos desde que são produzidos até serem servidos na mesa, explicou Lizaranzu aos jornalistas.
Além disso, a jornada da rainha da Espanha na Expo inclui uma visita ao pavilhão da Itália como país anfitrião e ao chamado Pavilhão Zero, onde está o stand da ONU e de seu desafio de eliminar a fome no mundo.
Segundo números da FAO, 795 milhões de pessoas passam fome e mais de dois bilhões sofrem carências de micronutrientes, além de existirem 500 milhões de adultos obesos. EFE
bds/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.