Rainha Sofia participa de desfile organizado por esposas de diplomatas

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 16h51

Madri, 28 abr (EFE).- A rainha Sofia da Espanha assistiu na noite de segunda-feira a um desfile beneficente de trajes nacionais organizado pela Associação Internacional de Diplomatas da Espanha (AIDE) para arrecadar fundos para o banco de alimentos.

A presidente de AIDE, Florica Vilcu, esposa do embaixador da Romênia na Espanha, foi a encarregada de apresentar o evento “cheio de cores, aromas e diversidade cultural”, onde mais de 30 países mostraram trajes nacionais de acordo com sua situação geográfica e tradição.

A Espanha, país anfitrião, foi representada pelo traje de sevilhanas e um xale grande de Manila de 1919 transformado em vestido.

Países latinos como Paraguai e República Dominicana ressaltaram em suas vestimentas a simplicidade de seus tecidos e suas cores vivas.

As Filipinas foram representadas por seu embaixador, Carlos Salinas, e sua esposa, ambos usando os trajes tradicionais de seu país. Jordânia e Palestina levaram ao desfile peças ricas em bordados, e o Egito, túnicas elaboradas com algodão.

A Indonésia se fez presente através de um casal de noivos que usavam as vestimentas nupciais de Java ocidental. Os tecidos e os ricos bordados são uma expressão do amor do casal.

A esposa do embaixador do Cazaquistão na Espanha, Erkezhan Dyussenbayev, usou um traje tradicional de mulher casada. O vestido interior era de seda em branco, e a parte exterior, de veludo arroxeado, bordado com fios dourados e prateados e pedras semi preciosas. A vestimenta era complementada com um alto chapéu com bordados e pêndulos metálicos. O vestido, usado em algumas ocasiões especiais, também contava com joias de prata e ametista.

A esposa do embaixador do Azerbaijão, Shafag Orujova, integrante da direção da AIDE, desfilou com um vestido próprio da região de Karabakh. Um modelo de duas peças com saia ampla e parte superior de mangas que cobriam as mãos.

A noite terminou com a degustação dos pratos característicos dos países participantes e a despedida da presidente da AIDE devido à transferência de seu marido, o embaixador da Romênia na Espanha, Ion Vilcu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.