Rajoy afirma que Espanha tem controle sobre o ebola e capacidade de reação
Milão, 17 out (EFE).- O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou nesta sexta-feira que considera o problema do ebola “controlado” na Espanha e que o país tem capacidade para reagir com rapidez caso surja um novo caso.
Rajoy mostrou otimismo sobre o assunto em entrevista coletiva concedida ao término da cúpula do fórum Ásia-Europa (Asem), realizada em Milão, na qual informou que há dois dias discutiu sobre o problema do ebola com a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf.
O representante espanhol lembrou que os exames feitos em diversas pessoas que foram internadas em hospitais da Espanha na quinta-feira devido à possibilidade de infecção deram negativo.
Rajoy declarou que o governo adotou medidas rapidamente ao saber os sintomas que essas pessoas apresentavam e afirmou que é preciso cumprir as prioridades firmadas, sendo a primeira delas a saúde da auxiliar de enfermagem Teresa Romero, infectada pelo ebola.
“Este é um tema que está aí e não pode ser descartado outro contágio, mas o que os profissionais de saúde afirmam é que estamos no caminho certo e, caso outra coisa aconteça, teremos a capacidade para reagir com rapidez”, explicou.
Em seu discurso na cúpula, anunciou aos demais líderes as medidas do governo espanhol sobre o caso de ebola detectado e ressaltou que a doença é um assunto que precisa da colaboração do mundo inteira. Rajoy garantiu que a Espanha já coopera com outros países para conter a doença e continuará da mesma forma no futuro.
“A Espanha está aí. Este é um tema em que não ser solidário seria o mesmo que ser imoral”, ressaltou. EFE
bb/vnm
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.