Rajoy chega a Washington para se reunir com Barack Obama

  • Por Agencia EFE
  • 12/01/2014 23h05

Washington, 12 jan (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, chegou neste domingo a Washington em uma visita de trabalho oficial durante a qual se reunirá, amanhã, na Casa Branca com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O avião da Força Aérea Espanhola no qual Rajoy e o resto de sua delegação viajaram aterrissou na base militar de Andrews, nos arredores da capital americana, às 19h30 (horário local, 22h30 de Brasília).

Ali foi recebido pela diretora adjunta de protocolo dos Estados Unidos, Rosemary Pauly, e pelo embaixador espanhol em Washington, Ramón Gil Casares, assim como pelo embaixador da Espanha na Organização dos Estados Americanos (OEA), Jorge Hevia.

A agenda oficial do chefe do Executivo espanhol começará amanhã com uma oferta floral no túmulo ao soldado desconhecido do cemitério nacional de Arlington.

Em seguida acontece a reunião na Casa Branca com Obama, com quem Rajoy repassará a situação econômica dos Estados Unidos e da Espanha e transmitirá uma mensagem de otimismo sobre a recuperação espanhola.

Após isso, Rajoy se reunirá com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e depois presidirá um ato na residência do embaixador espanhol no qual imporá a Grande Cruz de Isabel, a Católica, ao senador democrata de origem hispânica Bob Menendez, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado americano.

Na terça-feira, Rajoy se reunirá com o secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, e discursará para investidores dos EUA na câmera de Comércio deste país. EFE