Rajoy exporá ao G20 novos rumos de crescimento da economia da Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 13/11/2014 15h00
  • BlueSky

Madri, 13 nov (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, exporá na cúpula do G20, em Brisbane (Austrália), os novos rumos de crescimento da economia espanhola como resultado das reformas promovidas por sua gestão.

Com os dados, Rajoy quer mostrar que a Espanha deixou de ser uma preocupação para a economia mundial e se transformou em um dos países que mais crescem na zona do euro, disseram à Agencia Efe fontes do governo.

Rajoy viaja hoje à cidade australiana, onde nos próximos dias 15 e 16 participará pela terceira vez de uma cúpula do G20 – ele esteve em Los Cabos (México) em 2012 e no ano passado em São Petersburgo (Rússia). Nesta última, o chefe do governo espanhol recebeu elogios do G20 e de outros presidentes presentes, como o dos Estados Unidos, Barack Obama, e o da Rússia, Vladimir Putin, pela recuperação da economia espanhola um ano depois de o país ter ficado perto de ter que ser resgatado financeiramente.

O governo espanhol informou que o G20 pediu a Rajoy que exponha a experiência espanhola após o “impressionante programa de reformas e de emprego”.

Mas, como vem admitindo em seus discursos públicos, previsivelmente Rajoy ressaltará que ainda resta muito a fazer para deixar para trás definitivamente a crise e melhorar efetivamente os números de desemprego, afirmaram as fontes.

Nesse contexto, o chefe do governo espanhol pedirá ao G20 decisões supranacionais que favoreçam as iniciativas que possam ser aprovadas em cada país.

A Espanha assiste à cúpula do G20 em condição de convidado permanente. No encontro estarão presentes os chefes de Estado e de Governo dos 19 países deste fórum (incluindo o Brasil) mais a UE, representada pelo novo presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e por Herman van Rompuy, presidente do Conselho Europeu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.