Rajoy fala para colega chinês que reformas nunca podem parar

  • Por Agencia EFE
  • 25/09/2014 07h38
  • BlueSky

Pequim, 25 set (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, expôs nesta sexta-feira ao primeiro-ministro da China, Li Keqiang, os efeitos das reformas econômicas na Espanha e lhe disse que “não se pode deter nunca o espírito reformista”.

Rajoy e Li se reuniram no Grande Palácio do povo de Pequim por ocasião da visita oficial que o chefe do Executivo espanhol realiza à China. Horas antes Rajoy se reuniu em Xangai com empresários chineses e espanhóis.

O presidente do Governo foi recebido pelo primeiro-ministro chinês às portas do Grande Palácio, situado na praça de Praça da Paz Celestial.

Esta praça, a maior do mundo, foi enfeitada para a ocasião com bandeiras espanholas que se somaram às vermelhas que ondeiam habitualmente neste local, situado em frente à Cidade Proibida e à grande imagem de Mao Tsé-tung colocada sobre uma de suas portas.

Rajoy e Li escutaram em um palanque os hinos nacionais de seus países enquanto tocavam salvas em honra do presidente do Governo e, depois, passaram as tropas chinesas que participaram deste ato em revista.

Já no interior do Palácio e no começo da reunião, o primeiro-ministro chinês deu as boas-vindas a seu convidado e considerou que sua visita é uma demonstração da confiança mútua entre os dois países.

Ele assegurou que a China está disposta a continuar aumentando sua cooperação com a Espanha e destacou que a troca comercial continuou aumentando nos últimos anos, apesar da lenta recuperação internacional.

Após destacar que por ocasião da visita de Rajoy vão ser assinados acordos entre os dois países no valor de 3,150 bilhões de euros, agradeceu que a Espanha vá agilizar a tramitação dos vistos para os cidadãos chineses que viajarem ao país.

Li destacou que a Espanha é “um país de peso” na Europa e que a China está disposta a aproveitar as crescentes relações bilaterais para consolidar e aumentar também suas relações com a UE.

Imediatamente, Rajoy ressaltou igualmente as boas relações existentes entre os dois países e assinalou que o crescimento econômico da China provoca uma “inveja saudável”.

Rajoy aproveitou para destacar o momento de recuperação econômica que a Espanha vive e cujo mérito atribuiu às reformas estruturais que foram sendo aprovadas.

O presidente do Governo espanhol lembrou que a Europa passou por momentos econômicos difíceis que começam a superar e que a Espanha, após “um momento de extrema complexidade”, é o país que mais cresceu de toda a zona do euro no segundo trimestre do ano.

O chefe do Executivo ressaltou que uma das razões pelas quais realizou sua viagem à China é para continuar aumentando a relação bilateral. EFE

bb-rcf/ma

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.