Rascunho de acordo climático em Paris tem tom otimista, mas ignora temas

  • Por Jovem Pan
  • 10/12/2015 13h51

Ativistas fantasiados de líderes mundiais protestam em Paris: Obama (EUA) EFE/YOAN VALAT Ativistas fantasiados de líderes mundiais: Obama (EUA)

A Presidência da COP-21 divulgou na quarta (09) o primeiro rascunho de um acordo climático com tom otimista.

O texto assinado pelo presidente da conferência e chanceler da França, Laurent Fabius, faz, no entanto, ressalvas a pontos que ainda estão em aberto.

Três pontos não foram abordados: a diferenciação entre as responsabilidades que serão assumidas entre países ricos e pobres, a ambição do futuro pacto e a transferência financeira para a mitigação e adaptação ao aquecimento nos países em desenvolvimento.

O secretário-executivo do observatório do clima, Carlos Rittl, destaca que para ser produtivo, o acordo precisa ser concretizado.

Ele avalia que há boas perspectivas, mas ressalta: “Temos também opções que tornam o acordo mais frágil”. “Nada ainda está resolvido”, alerta.

Será realizada nesta quinta-feira uma reunião final para que as diferentes partes da negociação possam opinar sobre a primeira minuta do acordo.

O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, fechou a intervenção no plenário com um lema muito repetido nas negociações: “Nada está tudo decidido até que se decide”.

Com informações de Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.