Raúl Castro chega ao Panamá para Cúpula das Américas, a primeira de Cuba
Cidade do Panamá, 9 abr (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, chegou nesta quinta-feira ao Panamá para participar da VII Cúpula das Américas, a primeira da qual participa a ilha caribenha e na qual encontrará o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O avião presidencial cubano aterrissou por volta das 19h10 (horário local, 21h10 de Brasília) no aeroporto internacional Panamá Pacífico, meia hora depois da chegada de Obama ao país centro-americano.
Rodeado por um forte dispositivo de segurança, Raúl Castro foi recebido pelo vice-chanceler panamenho, Luis Miguel Hincapié, trocou uma breve saudação com o diplomata e se dirigiu ao automóvel que o transportou a seu hotel sem terminar a cerimônia protocolar de recepção.
A estreia de Cuba no fórum hemisférico que reúne os países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) transforma a Cúpula do Panamá em uma reunião histórica, no momento em que a ilha e Estados Unidos se encontram em processo de aproximação diplomática.
A imagem de Obama e Castro juntos é a fotografia mais esperada da VII Cúpula das Américas, que começará amanhã, a ponto de completar-se quatro meses do dia em que a potência americana e a ilha comunista puseram fim a mais de meio século de inimizade com o anúncio do restabelecimento de suas relações diplomáticas.
Cuba nunca participou destas cúpulas que reúnem desde 1994 os líderes dos países que integram a OEA, organismo que suspendeu a ilha de seu seio em 1962 e que revogou essa decisão em 2009, apesar de o país caribenho não ter solicitado o reingresso. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.