Raúl Castro diz que êxito de Cuba foi resistir ao “imperialismo”

  • Por Agencia EFE
  • 05/07/2014 17h17
  • BlueSky

Havana, 5 jul (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse neste sábado que o êxito de seu país foi resistir e “continuar vencendo” o “imperialismo”, em referência aos Estados Unidos, e considerou que o povo da ilha merece honras por causa disso.

“Há um êxito no qual nosso povo teve um papel fundamental e um dia deverão receber uma estrela de heróis da república, de heróis da revolução. É um reconhecimento a maioria deste país, que resistiram e estão vencendo o imperialismo”, declarou Castro durante uma intervenção perante a Assembleia Nacional.

As palavras de Castro foram transmitidas pela televisão estatal e declaradas nos momentos iniciais da primeira sessão ordinária do ano da Assembleia (parlamento unicameral), realizada hoje e que deverá ser encerrada com outro discurso do líder.

De acordo com a imprensa oficial, os parlamentares cubanos debateram hoje temas econômicos, como o plano de reformas, a liquidação do orçamento do Estado de 2013 e a execução do plano econômico do primeiro semestre do ano.

Segundo relatório apresentado pelo ministro da Economia e Planejamento, Adel Izquierdo, a economia cubana cresceu 0,6% na primeira metade de 2014, e os setores mais dinâmicos foram os de transporte, armazenamento e comunicações, com uma alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outras atividades com crescimentos em relação ao ano anterior foram as de agricultura, pecuária e silvicultura (5,6%); a indústria açucareira (5,3), e hotéis e restaurantes (3,7).

Izquierdo, quem também é vice-presidente do Conselho de Ministros, assinalou que o segundo semestre do ano terá um “maior dinamismo” que o primeiro, e ratificou que a ilha espera fechar 2014 com um crescimento do PIB de 1,4%.

Em junho, o governo já havia informado essa previsão, abaixo dos 2,2% anunciados no final de 2013. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.