Raúl Castro envia condolência pela morte de Eduardo Galeano

  • Por Agencia EFE
  • 14/04/2015 12h13

Havana, 14 abr (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, enviou condolências aos parentes e compatriotas do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que morreu na segunda-feira, a quem qualificou de “entranhável amigo de Cuba” em mensagem dirigida ao líder do Uruguai, Tabaré Vázquez.

“Com profundo pesar recebi a notícia sobre o falecimento do destacado intelectual revolucionário e entranhável amigo de Cuba, Eduardo Galeano”, indicou Castro, em uma breve nota datada na segunda-feira e publicada nesta terça-feira por meios de comunicação oficiais da ilha.

“Estendo minhas mais sentidas condolências que faço chegar aos parentes do inesquecível Galeano e ao povo uruguaio que tão dignamente representou”, acrescenta a mensagem que o governante cubano dirige pessoalmente ao presidente Vázquez.

As condolências de Castro se somam a outras mensagens de pesar de da comunidade intelectual em Cuba após a morte de Galeano, que morreu aos 74 anos em um hospital de Montevidéu.

A União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) destacou que o jornalista e narrador uruguaio foi “porta-voz das causas mais justas da humanidade” e com sua obra deixa um “legado cívico e literário para todas as mulheres e os homens que vivemos neste planeta”.

Por sua vez, a Casa das Américas de Havana lembrou os estreitos vínculos de Galeano com o trabalho cultural dessa instituição, e anunciou que realizará uma homenagem ao escritor uruguaio em 22 de abril em sua sede.

“A Casa e Eduardo têm a mesma finalidade: defender a realidade cultural, espiritual de nossos povos, que (José) Martí chamou de Nossa América”, ressaltou o presidente dessa instituição, o ensaísta e poeta cubano Roberto Fernández Retamar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.