Raúl Castro estará em anúncio de Santos e Timochenko sobre acordo de justiça
Havana, 23 set (EFE).- O líder cubano, Raúl Castro, estará presente no anúncio que o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder máximo das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como “Timochenko”, farão nesta quarta-feira sobre um acordo em matéria de justiça transitória, confirmaram à Agência Efe fontes da guerrilha.
Castro participará em qualidade de presidente do país anfitrião das conversas entre o governo colombiano e os guerrilheiros, embora não esteja previsto até o momento que pronuncie algum discurso.
“Timochenko” já está em Havana, enquanto o presidente Santos viajará nas próximas horas para fazer o anúncio conjunto na capital cubana, sede permanente dos diálogos de paz desde novembro de 2012.
Os negociadores do governo colombiano chegaram ontem à capital cubana para ultimar com a equipe de paz da insurgência os detalhes do acordo sobre justiça transitória, um dos temas mais delicados que as partes levavam meses abordando.
Este aspecto é um mecanismo que permite processar responsáveis por delitos durante o conflito armado, sem cair na impunidade.
Segundo avançaram à Efe fontes das Farc, o anúncio será feito no final da tarde no salão de protocolo do Laguito, em Havana.
A participação de “Timochenko” no encontro de hoje não foi ainda confirmada pelo governo, mas em várias entrevistas nos últimos meses, Santos manifestou sua disposição de se reunir com o máximo chefe das Farc se isso contribuir para o avanço do processo de paz.
“Farei escala em Havana para reunião determinante com negociadores a fim de acelerar o fim do conflito. A paz está perto”, manifestou o presidente colombiano sobre sua viagem, que seguirá depois aos Estados Unidos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.