Raúl Castro: “Mundo perdeu escritor paradigmático e, Cuba, um grande amigo”
Havana, 18 abr (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, afirmou que, com a morte de Gabriel García Márquez, o mundo perdeu um “intelectual e escritor paradigmático” e, os cubanos, “um grande amigo”, em mensagem de condolências divulgada nesta sexta-feira na ilha.
Vários veículos de imprensa oficiais repdroduziram nesta sexta-feira a breve mensagem enviada pelo general Castro a Mercedes Barcha, a esposa de García Márquez, na primeira reação oficial do governo cubano após a morte do escritor colombiano.
“Querida Mercedes: O mundo, e em particular os povos de Nossa América, perdemos fisicamente a um intelectual e escritor paradigmático”, afirmou Castro.
“Os cubanos, (perderam) um grande amigo, íntimo e solidário. A obra de homens como ele é imortal”, acrescentou o líder.
Raúl Castro manifestou assim as “mais sentidas condolências e sinceros sentimentos de afeto” por parte de Cuba a Mercedes e à família de Gabo, que foi um fiel admirador da ilha e de sua revolução, e manteve uma amizade pessoal durante décadas com o ex-presidente Fidel Castro.
García Márquez morreu ontem em sua residência na Cidade do México aos 87 anos, poucos dias após sair do hospital onde teve uma infecção pulmonar. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.