Raúl Castro recebe papa Francisco no Palácio da Revolução
O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu neste domingo no Palácio da Revolução, em Havana, o papa Francisco, que realiza sua primeira visita oficial à ilha como parte de uma viagem que lhe levará ainda aos Estados Unidos.
O encontro aconteceu no mesmo dia em que o pontífice oficiou uma grande missa na Praça da Revolução e teve um encontro com o ex-presidente Fidel Castro, de 89 anos e afastado do poder desde 2006.
Na saudação oficial, antes da reunião, estiveram presentes o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin; o primeiro vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel; o chanceler da ilha, Bruno Rodríguez; o presidente da Assembleia Nacional, Esteban Lazo, o cardeal e arcebispo de Havana, Jaime Ortega; e o arcebispo de Santiago de Cuba, Dionisio García, que também é presidente da Conferência de Bispos de Cuba.
Raúl e Francisco já tinham se encontrado em maio quando o presidente visitou o Vaticano para organizar a visita papal, que Francisco começou ontem em Havana e que continuará amanhã nas cidades de Holguín e Santiago de Cuba, de onde partirá na terça-feira a Washington (EUA).
O pontífice aterrissou na tarde deste sábado no Aeroporto Internacional José Martí, onde o presidente lhe deu as boas-vindas e fez um discurso em agradecimento ao apoio no restabelecimento de relações com os Estados Unidos e falou sobre sua preocupação com temas sociais e ambientais.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.