Raúl Castro se reúne em Havana com chanceler japonês
Havana, 2 mai (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, se reuniu neste sábado em Havana com o ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, primeiro chanceler japonês a visitar o país e porta-voz do interesse de Tóquio de estreitamento de relações.
Durante seu encontro na tarde deste sábado, Castro e Kishida “constataram com satisfação o andamento positivo dos vínculos entre os dois países e dialogaram sobre outros temas de interesse mútuo da agenda internacional”, informou a televisão estatal.
A reunião com Castro encerra os intercâmbios de alto nível de Kishida desde sua chegada a Cuba na quinta-feira passada, e que incluiu encontros com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e com o vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas.
No diálogo entre chanceleres foi informado que o Japão dará a Cuba assistência financeira não reembolsável em apoio a seu processo de atualização econômica e no marco da abertura com os Estados Unidos.
De acordo com a agência oficial de notícias “Prensa Latina”, Kishida disse que o Japão deseja começar com Cuba um novo esquema de cooperação “de grande envergadura” mediante essa assistência financeira, cujo montante não foi divulgado por enquanto.
O chefe da diplomacia japonesa também disse que, com sua visita o Japão deseja “elevar” as relações de amizade com Cuba a “um novo nível”.
Cuba e Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1929, e em 2014 ambos comemoraram o 400º aniversário da chegada a Cuba do primeiro japonês, Samurai Hasekura Tsunenaga. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.