Rebeca Grynspan é eleita nova secretaria-geral ibero-americana
Cidade do México, 24 fev (EFE).- Os embaixadores dos países da América Latina, Espanha e Portugal elegeram nesta segunda-feira no México por “unanimidade” a economista costarriquenha Rebeca Grynspan como secretaria-geral ibero-americana, em substituição do uruguaio Enrique Iglesias.
O número dois da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), o brasileiro Ruy Amaral, disse à Agência Efe que Grynspan tomará posse do cargo no próximo dia 28 de março em cerimônia que será liderada pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
Grynspan, de 58 anos e secretária adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), substituirá Iglesias, que esteve à frente da Segib desde sua criação em 2005.
A eleição aconteceu “por consenso” em reunião realizada esta manhã na sede da Chancelaria do México, país que exerce a secretaria temporária do bloco, e da qual participaram os 22 embaixadores ibero-americanos, detalhou Amaral.
No encontro, presidido pela subsecretária mexicana de Relações Exteriores para a América Latina e o Caribe, Vanessa Rubio, tomaram a palavra os representantes da Nicarágua, República Dominicana, Uruguai, Chile e Costa Rica, “todos apoiando” a eleição.
A economista, vice-presidente da Costa Rica entre 1994 e 1998, era a única candidata a suceder Iglesias, mas sua nomeação foi adiada na Cúpula Ibero-Americana do Panamá, em outubro do ano passado, devido a reservas da Nicarágua.
As tensões entre Costa Rica e Nicarágua por um litígio territorial dificultaram a eleição de Grynspan como responsável da Segib na cúpula do Panamá, mas finalmente neste mês foram superadas as reservas.
A chegada de Grynspan ao organismo acontece em um momento de renovação do sistema de cúpulas ibero-americanas para enfrentar os novos desafios desta comunidade integrada pelos países latino-americanos, Espanha e Portugal. EFE
pmc/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.