Rebeldes assumem controle de todas as cidades de província do norte da Síria
Beirute, 28 mai (EFE).- Rebeldes de várias facções, em cooperação com a Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, tomaram nesta quinta-feira o controle total da cidade de Ariha, passando a dominar todas as cidades da província de Idlib, no norte da Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
O diretor da ONG, Rami Abdul Rahman, disse à Agência Efe que os opositores conquistaram essa cidade após combates com as tropas do regime de Bashar al Assad.
Abdul Rahman declarou que ainda restam vários postos de controle e áreas no sudoeste da província sob controle do exército, assim como a base aérea de Abu Zuhur.
Os insurgentes do exército do Fatah (a conquista), um dos principais grupos opositores armados, iniciaram hoje um ataque a Ariha, onde entraram após intensificarem o lançamento de mísseis.
Os soldados contaram com o apoio do grupo xiita libanês Hezbollah e de milicianos iranianos, mas no final se viram obrigados a se retirar diante do avanço dos rebeldes.
Dezenas de veículos militares se retiraram em direção às áreas de Muhambel e Urum al Yauz, na estrada que liga Ariha a Yisr al Shogur, que está sob controle dos insurgentes.
A capital provincial, Idlib, foi tomada no dia 28 de março por combatentes de diferentes grupos opositores, entre eles a Frente al Nusra, tornando-se assim a segunda cidade cujo controle escapou totalmente do controle do regime.
A primeira foi Al Raqqah, atualmente sob domínio da organização terrorista Estado Islâmico (EI). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.