Rebeldes dizem controlar cidade litorânea síria após confrontos com 20 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 25/03/2014 16h43
  • BlueSky

Beirute, 25 mar (EFE).- Os rebeldes sírios anunciaram nesta terça-feira que tomaram o controle da cidade litorânea de Samra, na província setentrional de Latakia, onde continuam enfrentamentos que causaram pelo menos 20 mortos e 115 feridos.

A sala de operações da “Batalha do Botim”, como os insurgentes islamitas a batizaram, assegurou hoje no Twitter que os rebeldes controlam totalmente tanto Samra como o cruzamento fronteiriço marítimo.

A Frente Islâmica, principal aliança opositora islamita, divulgou um vídeo na internet onde aparecem vários combatentes do grupo Seguidores do Levante em uma praia de Samra desfraldando uma bandeira negra com o nome da facção islamita.

Seria a primeira cidade no litoral sírio, bastião tradicional do regime do presidente Bashar al Assad, que fica sob poder dos insurgentes.

Por outro lado, mais de 14 soldados governamentais morreram em um atentado suicida e em choques nos arredores de um monte denominado Observatório 35, onde fica um posto militar tomado por insurgentes islamitas, entre eles membros da Frente al Nusra, vinculado à Al Qaeda.

A estas vítimas dentro das fileiras do regime se somam 40 feridos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

No lado opositor, pelo menos seis combatentes morreram, cinco deles estrangeiros de nacionalidades árabes, nas proximidades do Observatório 45, na montanha dos Turcomanos e na cidade fronteiriça de Kasab.

A agência de notícias oficial síria “Sana”, que citou uma fonte militar, informou que o exército repeliu hoje vários tentativas de “terroristas” de infiltrar-se no Observatório 45 e que estes sofreram perdas importantes.

Latakia, junto à província litorânea de Tartus, acolhe a grande parte da minoria alauita síria, à qual pertence Assad. Até agora, nestas duas províncias quase não tinham se registrado choques entre o exército e os opositores. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.