Rebeldes sírios afirmam ter matado 50 soldados em atentado em Aleppo

  • Por Agencia EFE
  • 08/05/2014 08h52

Beirute, 8 mai (EFE).- Pelo menos 50 soldados morreram nesta quinta-feira em um atentado contra o hotel Carlton na Cidade Antiga de Aleppo, no norte da Síria, informou pelo Twitter da Frente Islâmica, principal aliança opositora islamita.

Os insurgentes postaram uma foto do momento exato da explosão, mostrando um prédio indo pelos ares.

Um ativista ligado à Frente Islâmica, identificado como Abu Hadifa, disse à Agência Efe pela internet que os opositores cavaram túneis debaixo da parte antiga da cidade, onde colocaram os explosivos.

Abu Hadifa explicou que no Hotel Carlton as forças do regime têm uma de suas bases na região.

Por enquanto, as autoridades sírias só confirmaram que houve uma “enorme explosão terrorista”, sem detalhar número de vítimas.

A agência de notícias oficial síria, “Sana”, destacou que o atentado causou grandes danos em lugares históricos da cidade.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou do ataque, embora não ofereceu número de mortos e feridos.

A ONG acrescentou que o hotel ficou completamente destruída e que vários edifícios próximos caíram na explosão.

Aleppo, a maior cidade do norte da Síria, foi alvo de uma grande ofensiva da oposição no final de julho de 2012 e de outras operações importantes posteriores, o que permitiu aos rebeldes dominar áreas amplas da população, embora não tenham conseguido controlá-la totalmente.

O atentado coincide com a retirada dos insurgentes da cidade de Homs, no centro do país, que até agora tinha sido uma das principais fortificações opositoras, junto a Aleppo, após conseguir um acordo com o regime. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.