Rebeldes sul-sudaneses iniciam ofensiva na cidade de Malakal

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2015 08h42

Juba, 16 mai (EFE).- Os rebeldes sul-sudaneses fiéis ao ex-vice-presidente do país Riek Mashar iniciaram neste sábado uma ofensiva na cidade de Malakal, capital do estado de Alto Nilo (nordeste), onde há duros confrontos com o exército, informou o ministro da Informação do Sudão do Sul, Michael Makuei.

O ministro, que é também porta-voz do governo sul-sudanês, explicou à imprensa que “as autoridades locais se esforçam para controlar a situação e evitar que a cidade seja tomada pelos rebeldes” que atacaram Malakal por todos os cantos.

Makuei acusou o comandante adjunto da zona militar de Alto Nilo, Johnson Olinsh, de ajudar os rebeldes a “atravessar o rio do oeste para entrar em Malakal”.

No dia 22 de abril, dois soldados e dois guardas do governador do estado de Alto Nilo, Simón Kun Posh, morreram em combates entre ambos as partes em Malakal. Os confrontos foram protagonizados por guardas de Kun Posh e soldados de Olinsh, nos arredores da residência do representante político.

Esta região é palco de uma grande tensão desde que outro alto cargo militar local foi assassinado no início de março por um grupo armado.

Olinsh é um ex-rebelde que se uniu em 2012 ao governo de Juba, após lutar para recuperar terras da tribo shelek, que segundo ele tinham sido tomadas pela tribo dinka.

Após se unir ao executivo sul-sudanês, foi designado comandante da região de Wau Shelek, sob a chefia da Primeira Brigada de Alto Nilo.

No Sudão do Sul há um conflito político desde dezembro de 2013 entre as forças leais ao atual presidente Salva Kiir, de etnia dinka, e os rebeldes fiéis ao ex-vice-presidente Riek Mashar, dos nueres e deposto um ano antes, que logo gerou brigas étnicas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.