Rebeldes tomam controle da maior base do regime sírio em Daraa
Beirute, 9 jun (EFE).- Os rebeldes tomaram nesta terça-feira o controle da maior base do regime sírio na província Daraa, ao sul do país, disse à Agência Efe o porta-voz da opositora Frente Sulista (“Free Syrian Army Southern Front”), Issam Al Reis.
Em uma conversa por telefone, ele afirmou que os insurgentes conquistaram o quartel da Brigada 52 do exército sírio, no nordeste de Daraa, assim como áreas próximas.
“É uma grande conquista porque o domínio da base abre caminho para à estrada que liga Daraa a Damasco, e acabamos com a principal fonte de lançamento de projéteis do regime nessa zona”, disse Al Reis.
Em menos de 24 horas, os insurgentes tomaram o quartel, e, segundo o porta-voz, atacaram por todos os lados com 2.500 combatentes. Por enquanto, o Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou apenas que os rebeldes conquistaram grandes partes da região e de povoados do entorno.
Segundo a ONG, pelo menos 20 soldados governamentais e 14 combatentes opositores morreram hoje.
A Frente Sulista é o principal grupo rebelde que atua nas províncias de Daraa, Quneitra e na periferia de Damasco. Algumas das facções que o integram são o Movimento Islâmico dos Livres do Sham, o Movimento Muzanna e brigadas do Exército Livre Sírio.
Há mais de quatro anos, a Síria é palco de um conflito que já causou a morte de mais de 230 mil pessoas, de acordo à apuração publicada hoje pelo Observatório. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.