Rebeldes tomam controle de cidade histórica no sul da Síria
Beirute, 25 mar (EFE).- Rebeldes de vários grupos arrebataram do regime sírio o controle da cidade de Busra al-Sham, localizada no sul da Síria e conhecida por abrigar sítios arqueológicos incluídos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Em um vídeo divulgado nesta quarta-feira pela internet, a Brigada dos Emigrantes e dos Seguidores anunciou “a libertação” da cidade, no marco da “batalha de Al Qadisiyah al-Sham”, na qual cooperou com o Exército Livre Sírio (ELS).
Os opositores divulgaram ainda fotografias dos rebeldes posando no teatro romano de Busra al-Sham.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou esta informação e acrescentou que os rebeldes dominaram a cidade depois de quatro dias de combates contra as forças do regime, nos quais morreram 21 pessoas, a maioria delas insurgentes.
A cidade se encontra ao lado da estrada que une a província de Deraa com Sueida, um dos redutos do regime.
A Unesco explica em seu site que a cidade histórica de Busra foi capital da província romana de Arabia e uma escala importante na antiga rota das caravanas a Meca.
Suas ruínas contam com um teatro romano do século II d.C., vestígios dos primeiros anos do cristianismo e várias mesquitas.
Este lugar se encontra, além disso, na lista da Unesco de locais em perigo na Síria junto com Aleppo, a parte antiga de Damasco, Palmira, o Castelo de Saladino, a Quebrada dos Cavaleiros e as aldeias antigas do norte. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.