Rebeldes tomam quartel principal de grupo vinculado à Al Qaeda em Aleppo

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2014 09h45

Beirute, 8 jan (EFE).- Rebeldes de distintas facções islamitas tomaram o controle, nesta quarta-feira, do quartel principal do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria), vinculada à Al Qaeda, em Aleppo, a maior cidade do norte da Síria.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos disse que os insurgentes tomaram o controle da sede, que ficava em um hospital infantil no bairro de Juez Askar da cidade.

O grupo, com sede em Londres e uma ampla rede de ativistas no terreno, destacou que por enquanto não se sabe o destino dos centenas de milicianos do Estado Islâmico, conhecido como ÍSIS (por sua sigla em inglês), que estavam nesse lugar.

Durante o ataque, dezenas de prisioneiros que os extremistas mantinham presos no edifício foram libertados, indicou o Observatório, que ressaltou que esta base era também uma das prisões mais importantes da organização radical.

Desde sexta-feira passada, o Estado Islâmico enfrenta combatentes de outras facções insurgentes em distintas províncias no norte da Síria em choques que deixaram pelo menos 274 mortos, segundo os números divulgados ontem pelo Observatório.

O líder da Frente al Nusra, Abu Mohammed al Yulani, cujo grupo também proclamou lealdade à Al Qaeda, apresentou ontem um plano, que inclui um cessar-fogo, para pôr fim às disputas entre os rebeldes.

Por sua parte, o porta-voz do Estado Islâmico, Abu Mohammed al Adnani, pediu que seus combatentes façam frente aos inimigos para acabar com a conspiração contra sua organização, em uma gravação de áudio divulgada nas últimas horas na internet. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.