Rebeldes xiitas e influente tribo sunita acordam uma trégua no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2014 12h48

Sana, 4 fev (EFE).- Os rebeldes xiitas, conhecidos como houthis, e dirigentes do influente clã sunita Al Ahmar definiram nesta terça-feira um cessar-fogo no nordeste do Iêmen após meses de combates, informaram à Agência Efe fontes tribais.

O governador de Sana, Abdel Kader Hilal, com a autorização do presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, foi o encarregado de mediar os bandos rivais.

As duas partes acordaram em recuar seus efetivos de combatentes das regiões de enfrentamentos na província de Amran, onde os houthis tomaram o controle recentemente de várias fortificações sunitas.

Também decidiram retirar os postos de controle instalados pela tribo Al Ahmar na estrada principal que corta Amran e conduz à província de Saada, reduto dos houthis.

A trégua acontece três dias depois que os insurgentes xiitas controlaram a cidade de Huz, uma das mais importantes fortificações do clã sunita, após combates que deixaram dezenas de mortos e feridos nos dois bandos.

A tribo sunita e os houthis travaram confrontos desde outubro passado, depois que os Al Ahmar apoiaram os salafistas (radicais sunitas) em sua luta contra os xiitas em Saada.

Os Al Ahmar são os fundadores e responsáveis do destacado Partido da Reforma Islâmica, braço político da Irmandade Muçulmana iemenitas.

O avanço houthi preocupava às autoridades iemenitas, que temiam sua chegada à capital, em cujos arredores se produziram choques nos últimos dias entre os xiitas e grupos tribais seguidores do Partido da Reforma Islâmica.

O conflito sectário no norte do Iêmen explodiu em outubro passado, quando os houthis fizeram uma ofensiva pelo controle da cidade de Damaj, em Saada, onde tem sua sede a escola salafista Dar al Hadiz, à qual acodem fundamentalistas de todo o mundo.

Centenas de pessoas de ambos bandos morreram nesses combates, que viveram vários subidas apesar às tentativas de cessar-fogo entre os xiitas e os salafistas negociados pelas autoridades.

Damaj já foi alvo em novembro de 2011 de uma ofensiva similar do movimento houthi, que ficou com o controle de Saada em 2010 depois de mais de cinco anos de enfrentamentos com as tropas iemenitas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.