Recall de veículos vira rotina no Brasil com 583 convocações das montadoras
O recall de veículos virou rotina no Brasil com 583 convocações das montadoras para 8 milhões de proprietários desde 2002. A preocupação é maior porque os chamados englobam itens de segurança como freios, sistema elétrico, combustível, falhas no projeto e fabricação.
Em 2013, a indústria automobilística bateu recorde com 80 recalls, como se a cada cinco dias, um modelo precisasse de reparo mecânico. Em entrevista a Marcelo Mattos, o consultor Edson Parro ressaltou o volume alarmante de falhas no processo produtivo dos carros no Brasil.
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Na página do Ministério da Justiça, há alertas para veículos Chrysler, GM, Audi, Ford, Cooper, Mitsubishi, Mercedes, Renault e Subaru. Portaria de 2001 determina que o recall não atendido dentro de um ano deve constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Mas, na prática, isso não acontece e mais grave que o recall é justamente o não atendimento do consumidor ao chamamento. A consultora Letícia Costa lembrou que muitos motoristas não sabem que seu veículo precisa passar por algum reparo.
As montadoras não avisam a necessidade do recall aos seus clientes, o que poderia ser feito por meio de comunicados enviados à residência do cliente. Alegando dificuldade no controle da venda de veículos, o setor se limita ao estrito da lei: as chamadas veiculadas no jornal, rádio e televisão.
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