Receita deflagra operação para derrubar grupo que pode ter faturado R$ 380 mi

  • Por Jovem Pan
  • 10/09/2016 09h23
Divulgação Receita Federal Prédio

A Receita Federal deflagou a Operação Ablacto para desarticular uma quadrilha que pode ter causado prejuízos de até R$ 380 milhões em restituições de Imposto de Renda indevidas. A Justiça Federal expediu oito mandatos de busca e apreensão para as cidades de São Paulo e Peruíbe, onde funcionavam as dependências de uma empresa que realizava as fraudes.

O grupo, que atuava através de um escritório de contabilidade, inseria falsas despesas dedutíveis da base de cálculo do imposto nas declarações de contribuintes. Eram, por exemplo, despesas com educação, medicina, pensões alimentícias e dependentes que não existiam, com o objetivo de aumentar a restituição do imposto e dar aparência de legalidade às declarações.

A empresa fraudou 22.100 restituições de Imposto de Renda nos últimos cinco anos. Segundo o delegado da Receita Federal em São Bernardo do Campo, Mário Bartos, o chefe da quadrilha, que não teve o nome divulgado, pedia 40% do valor que ele obtinha, irregularmente, a mais.

“Do que ele conseguia a mais do que legalmente era devido ao contribuinte, ele cobrava 40%. E isso, a pessoa que ia lá fazer a declaração no escritório dele, ele dava uma olhada e falava “aqui eu posso te conseguir mais tanto, aí você vai ter que me deixar um cheque”, que era no valor de 40% daquilo que ele conseguia a mais”, explicou o delegado.

Confira a notícia completa de Tiago Muniz no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.