Receita dos serviços tem crescimento mais baixo desde 2012
Resultado do mês ficou 12 pontos percentuais abaixo do registrado em fevereiro de 2014
dinheiroO setor de serviços teve crescimento de 0,8% na receita nominal em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A alta é inferior às observadas em janeiro (1,8%) e dezembro de 2014 (4%) e também o menor valor da série histórica, iniciada em 2012.
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento acumula altas de 1,3% no ano e 4,7% no período de 12 meses.
A queda da taxa de crescimento foi provocada principalmente pelo recuo de 1,9% da receita nominal no segmento de transportes, serviços auxiliares de transporte e correios. O segmento teve avanço de 2,1% em janeiro. A atividade de transporte aéreo foi a que teve a maior queda: -4,5%.
Outro segmento que teve declínio foi o de outros serviços, que caiu 0,2% em fevereiro, depois de uma estabilidade no mês anterior.
Além disso, houve segmentos do setor de serviços que tiveram crescimento em fevereiro, mas em ritmo inferior ao observado em janeiro. A taxa de crescimento dos serviços prestados às famílias, por exemplo, passou de 8,9% em janeiro para 6,8% em fevereiro. Já a taxa dos serviços profissionais, administrativos e complementares passou de 5,4% para 3,6%.
Os serviços de informação e comunicação tiveram uma alta de 0,6% em fevereiro, depois de uma queda de 1,9%.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.